domingo, 13 de setembro de 2009

O que são minhas lágrimas?

(CHORO)

São um líquido incolor, transparente, composto de água, cloreto de sódio e albumina. Tem por função principal impedir que a córnea seque pela constante evaporação que há em sua superfície. As lágrimas ainda afastam poeira e outras impurezas que por ventura caiam sobre o globo ocular.

Na ausência de qualquer irritação externa, os órgãos lacrimais segregam cerca de meia grama por dia, quantidades necessárias para manter o globo ocular úmido, nas condições ordinárias de evaporação. Durante o sono não há secreção. Três fatores aumentam normalmente a secreção: os fatores psíquicos, como a tristeza e a dor. Os fatores reflexos, como o estímulo da mucosa nasal pelo amoníaco e a inervação concomitante quando, por exemplo, no bocejo, a excitação passa para a glândula lacrimal. (ADAPTADO) Fonte: Grande Atlas de Anatomia Humana - Ed. Focus Ltda

2 comentários:

  1. suas lagrimas sao salgadas!
    =]
    tem a função de lubrificar o olho...
    mais quqnado a gente chora elas tb saem...
    a gente chora por basicamente dois motivos.. de alegria... (passei no vest q eu queria, ganhei na loto... ganhei um carro... coisas felizes...) e de tristeza...(perdeu alguem... caiu e machucou... te machucaram (s2) raiva. ódio. sentimenstos ruins tb se incluem aqui... =])

    ResponderExcluir